3ª Mostra

Pitangui terá em 2021 a terceira edição da Mostra de Cinema. Desta vez o tema será “Cinema e Educação”. A equipe curadora pretende trabalhar o conceito, que abordará duas questões fundamentais: refletir sobre políticas públicas para a inclusão do cinema na educação e trabalhar a educação audiovisual como objeto de inclusão.

Serão oferecidos quatro cursos gratuitos de produção cinematográfica, ministrados por professores do setor a 60 alunos de diferentes idades, que poderão se inscrever por meio deste site.

Os participantes produzirão 28 filmes, que serão exibidos em tela grande na cidade e também disponibilizados na internet. A realização é da Sarasvati Produtora Cultural, com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc repassados pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Secult/MG).

Objetivos específicos

  • Exibir filmes nacionais de ficção, animação e documentário.
  • Promover debates virtuais, ao vivo, após as exibições, entre o público e representantes dos filmes.
  • Realizar quatro cursos, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.
  • Produzir 28 curtas, produtos dos 4 cursos.
  • Valorizar e incentivar a criação cinematográfica.
  • Possibilitar que novos valores, novos talentos sejam apreciados.
  • Fomentar a apreciação do cinema nacional.

Equipe

Graziella Luciano, coordenadora e produtora-executiva
Produtora e agitadora cultural há 12 anos, é sócia fundadora e diretora da Sarasvati Produtora Cultural. Mestra em Artes/Cinema (UFMG), especialista em mídias eletrônicas – rádio e TV (UNI-BH) e em produção e crítica cultural (PUC-MG). Graduada em jornalismo (PUC-MG), possui ainda curso técnico em teatro (UFMG).

Leonardo Morato, diretor de produção
Pitanguiense, atua como documentarista e pesquisador de cultura, patrimônio histórico e turismo. Membro do blog “Daqui de Pitangui” e autor do livro “Turismo em Pitangui: uma janela de possibilidades” (2018). Formado em turismo e administração de empresas, é pós-graduado em contabilidade pública. Reside em Brasília (DF).

Ricardo Welbert, diretor de produção
Jornalista formado pela UEMG, possui experiências como repórter e editor em jornais, rádios, TVs e portais de notícias. É autor do livro-reportagem “Tão longe, tão perto: a vida nos povoados de Pitangui” Comunicação de Fato, 2015). Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal.

Cássia Xavier, produtora
Jornalista graduada pela UEMG, estagiou em rádio, produção audiovisual e assessoria de imprensa. Atuou como repórter e redatora. Assessora de comunicação nas eleições de 2020. Criadora de conteúdos para Instagram com foco na divulgação cinematográfica asiática. Tem interesse especial pelo jornalismo social e cultural.

Luciene Resende, produtora
Pitanguiense, fotógrafa, possui experiências nas áreas de administração, e-commerce e marketing. Recebeu o prêmio de “Jovens Inspiradores de Pitangui” pelos trabalhos voluntários em causas sociais na cidade. Possui uma página nas redes sociais chamada “Click Pitangui”, onde exalta e divulga o turismo, a cultura e o patrimônio histórico da cidade. Integra o seleto grupo de embaixadores(as) da 3ª Mostra.

Vandeir Santos, produtor
Contagense com título de Cidadão Honorário de Pitangui. Filho de pitanguienses, formou-se em Tecnologia da Normalização e Qualidade Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e em História pela Universidade Estácio de Sá. Genealogista, pesquisa a história pitanguiense. É presidente do Instituto Histórico de Pitangui e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu.

Luciana Celly de Faria, assistente de produção.
Trabalho com Massagem há 14 anos. Considero meu trabalho uma arte também! Sou assistente de produção deste lindo evento que será a 3 Mostra de Cinema de Pitangui.

Elaine do Carmo, curadora e designer
Bailarina clássica, jornalista, designer e mestranda em cinema negro e cinemas africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da UFMG. Produtora cultural e de cinema, proprietária da Massai Digital Comunicação.

Sérgio Stockler, assessor de imprensa
Jornalista e publicitário com ampla experiência em assessoria de imprensa e comunicação nas áreas institucional e de cultura e em produção de eventos. Na Secretaria de Estado da Cultura de Minas, preparou o lançamento e a divulgação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Fundou e dirigiu a Sinal de Fumaça Comunicação, realizando 500 projetos em 18 anos, incluindo a 1ª Mostra de Cinema de Pitangui, em 2010.

Embaixadores(as)

Augusto Régis dos Santos
Bruna Caldas Cordeiro
Cecília Galvão Fonseca
Cynthia Tizzo
Clara Helena Carvalho Nunes
Cristina Maria Benícia
Danielle Maria Dias
Dênio Caldas
Edilma de Freitas Aguiar Barcelos
Edilson Lopes
Evanice Pereira de Lima
Frederico Teixeira de Freitas Maciel
Gabriel Filipe Braga do Couto
Layssa Morato Teixeira
Licínio Sousa e Silva Filho
Luciene Aparecida Resende
Marcelo de Freitas Assis Rocha
Marcus Vinicius de Paula Moreira
Maria Helena Maia Gouthier Caldas
Maria José Valério Calderaro Teixeira
Maria Perpétua de Barcelos
Mateus Valadares
Paulo Henrique Lobato dos Santos
Rafael Martins Xavier
Roberto Carlos de Oliveira
Samara Vilaça Xavier
Samuel Caldas
Thiago Moreira Faria
Wellington Santiago
Vandeir Alves dos Santos
Vicente de Paula de Oliveira