Começa o curso ‘Curta o Cinema em Pitangui’

Começou nesta quarta-feira (15/9) o curso “Curta o Cinema em Pitangui” da 3ª Mostra de Cinema de Pitangui, ministrado pela arte educadora Labibe Araújo. Ela classificou a primeira aula como bastante produtiva.

“Tivemos uma breve conversa para conhecermos todas as pessoas, saber quem são e o que gostam de assistir. Depois conversamos sobre o que é o cinema para cada um. Em seguida, eles souberam um pouco da história e aprenderam alguns conceitos. Assistimos a alguns exemplos de documentários. Depois conversamos sobre elementos que podem ser usados nos curtas que serão produzidos na oficina”, narra.

Os alunos produzirão, ao todo, cinco curtas, de cinco minutos cada, sobre a memória da cidade. Um dos desafios colocados pela professora é o de identificar histórias ainda não contadas sobre pessoas e lugares de Pitangui.

“Foi muito bom conhecer as pessoas e ver como a juventude de hoje está bem lúcida sobre a potência que é o cinema,. Um discurso bem falado, com um lugar de fala muito forte”, acrescenta Labibe.

Na segunda aula, a partir das 18h desta quinta-feira (16/9), os estudantes assistirão a mais filmes, debaterão sobre eles e, em seguida, terão início as atividades práticas.

Sobre a professora

Labibe Araújo é publicitária por formação, fotógrafa, filmaker, arte educadora e integrante do Coletivo de Cinema Negro Coisa de Preto. No cinema realizou trabalhos como diretora, assistente de direção, diretora de fotografia, produtora e diretora de arte, além de produção e realização de mostras de cinema, oficinas e cineclubes.

Quem faz a Mostra

A 3ª Mostra de Cinema de Pitangui é uma realização da Sarasvati Produtora Cultural, por meio da Lei Emergencial Aldir Blanc, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Apresentação: Prefeitura de Pitangui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *